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  • Foto do escritorSEPE Petrópolis

SEPE entrega representação no COMED contra fechamento do Liceu Municipal Carlos Chagas


No dia 05 de setembro de 2019, em reunião realizada no Liceu Municipal Carlos Chagas, com a presença de representantes do governo municipal, através da Secretaria de Educação, O SEPE tomou ciência do projeto acordado entre a Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado de fechar a referida unidade escolar, a única que atende à demanda local do segundo segmento do ensino fundamental (6° ao 9° anos), cedendo o espaço físico para uma escola com gestão cívico-militar, que passaria a atender apenas ao ensino médio.


Diante de tais movimentações, o SEPE Petrópolis entregou, nesta terça-feira (10/09), uma representação no Conselho Municipal de Educação de Petrópolis, elaborada pela Assessoria Jurídica do Sindicato, requerendo que o órgão atue no caso, apurando os fatos e adotando as medidas cabíveis, haja vista as diversas violações de direitos, caso seja efetivado o encerramento das atividades do Liceu Municipal.


No documento o SEPE ressalta que, além de não ter sido debatido com a comunidade escolar, ferindo a gestão democrática, o fechamento da referida unidade, que funciona há 19 (dezenove) anos, viola o direito ao acesso e permanência à educação pública de milhares de crianças e adolescentes de uma das regiões mais carentes do Município, que teriam que suportar transferências forçadas a outras unidades da Rede Pública, distantes dos seus locais de moradia. O encerramento, se efetivado, provocará prejuízos inestimáveis à educação pública municipal, violando dispositivos constitucionais, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de diretrizes do Plano Nacional de Educação.


Considerando que o Conselho Municipal de Educação tem por objetivo, além de colaborar na formulação de políticas, planos e programas do governo na área de educação, o de fiscalizar a execução, pela Administração, das ações decorrentes da política municipal de educação, o SEPE protocolou a representação no sentido de que o Órgão debata e atue no presente caso, em defesa do composto normativo que regulamenta o sistema educacional; da comunidade escolar envolvida; e, sobretudo, do acesso e permanência na educação pública básica.

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